Equilíbrio de Mercado
Apresentação do conceito de Equilíbrio de Mercado no âmbito das Ciências Econômica. Representação gráfica do Equilíbrio de Mercado.
Conceito de Equilíbrio de Mercado
O equilíbrio de mercado é uma situação de mercado em que o preço e a quantidade do bem desejada pela procura e pela oferta se igualam. O preço que se verifica numa situação de equilíbrio de mercado é tal que a quantidade procurada do bem é exatamente igual à quantidade oferecida desse mesmo bem. Diz-se, por isso que estamos perante uma quantidade e um preço de equilíbrio. O termo “equilíbrio” é utilizado porque numa situação como a descrita não existem quaisquer incentivos para aumentar o descer o preço desde que todas as restantes determinantes da oferta e todas as restantes determinantes da procura se mantenham constantes. Por outro lado, numa situação de não equilíbrio de mercado, existem incentivos para que o mercado tenda para esse equilíbrio: por exemplo, se estivermos perante uma situação em que a quantidade procurada é superior à quantidade oferecida, o preço tem tendência a subir, de forma a que a quantidade procurada diminua e a quantidade oferecida aumente; se a quantidade procurada for inferior à quantidade oferecida acontece exatamente o inverso.
Representação Gráfica do Equilíbrio de Mercado
Numa representação gráfica, o equilíbrio de mercado é dado pelo ponto em que a curva da procura e a curva da oferta se cruzam.
Apresentação do conceito de Equilíbrio de Mercado no âmbito das Ciências Econômica. Representação gráfica do Equilíbrio de Mercado.
Conceito de Equilíbrio de Mercado
O equilíbrio de mercado é uma situação de mercado em que o preço e a quantidade do bem desejada pela procura e pela oferta se igualam. O preço que se verifica numa situação de equilíbrio de mercado é tal que a quantidade procurada do bem é exatamente igual à quantidade oferecida desse mesmo bem. Diz-se, por isso que estamos perante uma quantidade e um preço de equilíbrio. O termo “equilíbrio” é utilizado porque numa situação como a descrita não existem quaisquer incentivos para aumentar o descer o preço desde que todas as restantes determinantes da oferta e todas as restantes determinantes da procura se mantenham constantes. Por outro lado, numa situação de não equilíbrio de mercado, existem incentivos para que o mercado tenda para esse equilíbrio: por exemplo, se estivermos perante uma situação em que a quantidade procurada é superior à quantidade oferecida, o preço tem tendência a subir, de forma a que a quantidade procurada diminua e a quantidade oferecida aumente; se a quantidade procurada for inferior à quantidade oferecida acontece exatamente o inverso.
Representação Gráfica do Equilíbrio de Mercado
Numa representação gráfica, o equilíbrio de mercado é dado pelo ponto em que a curva da procura e a curva da oferta se cruzam.
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