Demanda de mercado
Demanda significa
a quantidade de um bem ou serviço que
os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como
consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por
diversos motivos.
A quantidade de um bem que os
compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada, e
depende de diversas variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela
compra ou não de um bem ou serviço, como preço, preço dos outros bens
substitutos, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
Demanda é o desejo ou necessidade
apoiados pela capacidade e intenção de compra, e ela somente ocorre se um
consumidor tiver um desejo ou necessidade e se possuir condições financeiras
para suprir sua necessidade ou desejo.
A vertente qualitativa da demanda dos bens de consumo
depende do meio social e é afetada pela publicidade, enquanto a vertente
quantitativa depende mais do nível do rendimento dos consumidores.
A demanda sempre influencia a oferta,
ou seja, a demanda que determina o movimento da oferta. A demanda pode, muitas
vezes, ser sazonal, ou seja, ela aumenta ou diminui de acordo com uma estação,
com o momento da economia, com a renda da população etc.
A lei da demanda indica que em
condições normais em um mercado, a quantidade demandada é inversamente
proporcional ao preço do bem em questão. Ou seja, se um produto tem um
preço baixo, provavelmente vai ter uma grande demanda.
A lei da demanda, sob hipótese ceterius paribus pode ser
representada graficamente. Para demonstrar tal representação, tomemos como
exemplo a procura por refrigerante.
A tabela, a seguir, mostra quantas latas de refrigerante
o Sr. Coca Cola adquire, mensalmente, dados diferentes preços das latas.
Veja que, a um preço por lata de R$ 1,00, o Sr. Coca-Cola compra 30
latas/mês de refrigerante. Por outro lado, quando o preço por lata alcança a
cifra de R$ 3,00, a quantidade demandada do Sr. Coca-Cola cai para 10
latas/mês. Os dados dessa tabela podem ser representados por um gráfico de
linha, como abaixo.
No eixo vertical desse
gráfico, medimos o preço do bem (lata de refrigerante) e, no eixo horizontal, a
quantidade demandada do bem (do Sr. Coca-Cola em lata/mês). A linha inclinada
para baixo, que relaciona preço e quantidade demandada, é chamada de curva de
demanda.
Veja que, no gráfico, conforme nos movimentamos sobre a curva de
demanda, a quantidade demandada aumenta à medida que o preço diminui (e
vice-versa).
Tipos de Demanda:
· Negativa: quando o bem em questão não agrada os
possíveis consumidores, que podem mesmo rejeitar o bem ou produto. Isto muitas
vezes acontece quando uma marca ou produto é envolvido em algum escândalo;
· Inexistente: acontece quando o bem é
desconhecido para o consumidor ou então não vê a utilidade em adquirir o bem;
· Latente: ocorre no caso de se verificar
uma determinada necessidade, mas apesar de existir uma demanda, não existe um
bem capaz de satisfazê-la;
· Declinante: é o caso de um produto que já
teve uma alta demanda, mas que por algum motivo, ela está decrescendo;
· Irregular: verifica-se quando um produto é
sazonal, ou seja, é direcionado para uma ocasião específica do ano, e por isso
a procura aumenta nessa altura;
· Plena: é a demanda considerada ideal
pela organização que vende um bem, significando que os objetivos de venda
previstos foram alcançados;
· Excessiva: quando a procura por um
determinado bem ou produto excede a capacidade de resposta da empresa, não
conseguindo satisfazer a todos.
Video Aula:
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