segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Demanda de Mercado

   Demanda de mercado
     Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.

     A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada, e depende de diversas variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço, como preço, preço dos outros bens substitutos, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
     Demanda é o desejo ou necessidade apoiados pela capacidade e intenção de compra, e ela somente ocorre se um consumidor tiver um desejo ou necessidade e se possuir condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo.


   A vertente qualitativa da demanda dos bens de consumo depende do meio social e é afetada pela publicidade, enquanto a vertente quantitativa depende mais do nível do rendimento dos consumidores.
     A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, a demanda que determina o movimento da oferta. A demanda pode, muitas vezes, ser sazonal, ou seja, ela aumenta ou diminui de acordo com uma estação, com o momento da economia, com a renda da população etc.
    A lei da demanda indica que em condições normais em um mercado, a quantidade demandada é inversamente proporcional ao preço do bem em questão. Ou seja,  se um produto tem um preço baixo, provavelmente vai ter uma grande demanda.


     A lei da demanda, sob hipótese ceterius paribus pode ser representada graficamente. Para demonstrar tal representação, tomemos como exemplo a procura por refrigerante.

    A tabela, a seguir, mostra quantas latas de refrigerante o Sr. Coca Cola adquire, mensalmente, dados diferentes preços das latas.


 Veja que, a um preço por lata de R$ 1,00, o Sr. Coca-Cola compra 30 latas/mês de refrigerante. Por outro lado, quando o preço por lata alcança a cifra de R$ 3,00, a quantidade demandada do Sr. Coca-Cola cai para 10 latas/mês. Os dados dessa tabela podem ser representados por um gráfico de linha, como abaixo.

 No eixo vertical desse gráfico, medimos o preço do bem (lata de refrigerante) e, no eixo horizontal, a quantidade demandada do bem (do Sr. Coca-Cola em lata/mês). A linha inclinada para baixo, que relaciona preço e quantidade demandada, é chamada de curva de demanda.


    Veja que, no gráfico, conforme nos movimentamos sobre a curva de demanda, a quantidade demandada aumenta à medida que o preço diminui (e vice-versa).

  
 Tipos de Demanda:
       
·   Negativa: quando o bem em questão não agrada os possíveis consumidores, que podem mesmo rejeitar o bem ou produto. Isto muitas vezes acontece quando uma marca ou produto é envolvido em algum escândalo;

·  Inexistente: acontece quando o bem é desconhecido para o consumidor ou então não vê a utilidade em adquirir o bem;

·  Latente: ocorre no caso de se verificar uma determinada necessidade, mas apesar de existir uma demanda, não existe um bem capaz de satisfazê-la;

·  Declinante: é o caso de um produto que já teve uma alta demanda, mas que por algum motivo, ela está decrescendo;

·  Irregular: verifica-se quando um produto é sazonal, ou seja, é direcionado para uma ocasião específica do ano, e por isso a procura aumenta nessa altura;

·   Plena: é a demanda considerada ideal pela organização que vende um bem, significando que os objetivos de venda previstos foram alcançados;

·  Excessiva: quando a procura por um determinado bem ou produto excede a capacidade de resposta da empresa, não conseguindo satisfazer a todos.

Video Aula:




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